quarta-feira, 13 de maio de 2015


TÉCNICAS DE DESENHO

A TEXTURA NO DESENHO ARTÍSTICO

         A textura pode ser definida como a qualidade que as superfícies das formas ( objetos) possuem. A textura pode ser percebida pelo olho ou pela mão e podemos representá-la graficamente.

                 As superfícies dos objetos, coisas e pessoas são superfícies diferentes, podemos notar que a superfície que recobre uma cadeira é bem diferente da superfície que recobre a parede e totalmente diferente da superfície que é a pele do seu rosto.

         Chamamos de textura táctil aquela que pode ser percebida pelo tato através do contato  com a mão. Na natureza, você pode encontrar diferentes texturas táteis como o tronco de uma árvore, as escamas de um peixe, as asas de um pássaro, as rochas, os minerais, etc.

              A textura visual ou gráfica é aquela que explora nosso sentido da visão, para definir superfícies. É a fisiologia do olho humano que a identifica. Quando observamos um tecido de seda com uma estampa de pele de cobra, por exemplo, a sensação que temos é que se trata de uma pele escamosa de um animal, mas, se tocarmos, verificamos que é sedoso e macio. A fisiologia do olhar humano e nosso psiquismo são os responsáveis por essa sensação.

EXEMPLOS DE TEXTURAS VISUAIS









EXEMPLO DE TEXTURAS APLICADAS AO DESENHO


















VAMOS TRABALHAR JUNTOS!

VEJA O MOSTRUÁRIO ABAIXO E FAÇA UM PARA VOCÊ COM AS TEXTURAS VISUAIS 

QUE VOCÊ MAIS GOSTAR











VEJA ABAIXO AS TEXTURAS TÁTEIS, AQUELAS QUE PERCEBEMOS COM AS MÃOS














Nenhum comentário:

Postar um comentário