sexta-feira, 29 de maio de 2015

CONHECENDO INSTRUMENTOS MUSICAIS E SEUS TIMBRES


QUERIDO (A) ESTUDANTE, SEGUE ABAIXO LINKS PARA VOCÊ VER E OUVIR ALGUNS DIFERENTES TIPOS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COM SEUS SONS CARACTERÍSTICOS ( TIMBRES) , ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM!


ESTE VÍDEO É DE UM GAROTO CHAMADO JOÃO HENRIQUE, ELE É DO SUL DE NOSSO PAÍS E TOCA UM INSTRUMENTO CHAMADO GAITA PONTO. AQUI EM MINAS GERAIS NÓS CONHECEMOS COMO SANFONA OU ACORDEON , EXISTEM DOIS TIPOS DE SANFONA: A DE TECLADO E A DE PONTO ( NO LUGAR DOS TECLADOS SÃO ESTES PONTINHOS PARA APERTAR).





ESTE VÍDEO MOSTRA CRIANÇAS JAPONESAS TOCANDO VIOLÃO.






NESTE  VÍDEO UM ESCOCÊS TOCA UMA MÚSICA DE SUA TERRA NATAL LÁ NA SERRA DA PIEDADE EM CAETÉ...TAMBÉM É MUITO BONITO....



CONHECENDO O VIOLINO...


'

CONHECENDO O VIOLONCELO!



CONHECENDO A ACORDEON DE PONTO ITALIANA!


OUÇA COM ATENÇÃO O SOM DO CRAVO...


ESTE É O SOM DA ARPA...



O SOM DA TROMPA...

O SOM DO TROMPETE...



O SOM DA MARIMBA...


O SOM DOS TÍMPANOS...





O SOM DA FLAUTA DOCE...



O SOM DA CÍTARA INDIANA...




sábado, 23 de maio de 2015

Por que desenhar  e colorir é importante para as crianças?

A escrita nada mais é do que desenhar letras e juntá-las em palavras para criar significados. Para escrever, usamos 21 áreas do cérebro  e algumas delas são desenvolvidas com o desenho. Uma criança que desenha por 15 minutos todos os dias chega às letras naturalmente porque o movimento para fazer uma letra de mão (letra cursiva) ou de forma (letra bastão) vem do desenho.
A  criança que desenha bastante pode evitar dificuldades com a caligrafia quando estiver aprendendo a escrever. As duas atividades podem continuar lado a lado para desenvolver os movimentos que ajudam na escrita e a melhor escolha é o desenho livre. Ligar pontos, preencher ou colorir desenhos prontos é divertido e pode fazer parte das brincadeiras das crianças, mas é importante que ela treine seus próprios traços livres, com retas e curvas.
O contato com a arte não precisa ser apenas na escola, colorir desenhos é uma atividade muito importante e natural na infância. Muito mais do que formas aleatórias ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir faz com que a criança exercite uma parte importante do cérebro. De início, ela começa a enxergar e diferenciar cores associadas a eventos e atividades do dia-a-dia.
Cabe aos pais estimularem a atividade artística de seus filhos, pintar, colorir, elaborar formas com argila ou giz de cera são coisas que devem ser apresentadas a criança o quanto antes.  A parte lógica é naturalmente utilizada, se incentivada e pode ser um dos fatores de futuro sucesso da criança. Por esta razão, em muitos hospitais, centros de recuperação e casas de abrigo, o ato de colorir é prescrito pelos médicos para o relaxamento e estímulo das crianças com algum tipo de problema.
Lembre-se: é importante que os pais acompanhem os desenhos da criança, deixando que sua mente ultrapasse os limites de nossa lógica e depois questione a razão pela qual aquele desenho foi feito daquela forma, nunca contrariando ou mesmo criticando o desenho. Sempre pegue desenhos de temas relevantes para a criança, nunca algo que ela desconheça completamente, pois pode acabar a graça do ato de colorir ou pintar.

















Trailer do novo filme que entrará em cartaz em Julho, ótimo programa para as férias: https://www.youtube.com/watch?v=gvPc80YIG6U







quarta-feira, 13 de maio de 2015


TÉCNICAS DE DESENHO

A TEXTURA NO DESENHO ARTÍSTICO

         A textura pode ser definida como a qualidade que as superfícies das formas ( objetos) possuem. A textura pode ser percebida pelo olho ou pela mão e podemos representá-la graficamente.

                 As superfícies dos objetos, coisas e pessoas são superfícies diferentes, podemos notar que a superfície que recobre uma cadeira é bem diferente da superfície que recobre a parede e totalmente diferente da superfície que é a pele do seu rosto.

         Chamamos de textura táctil aquela que pode ser percebida pelo tato através do contato  com a mão. Na natureza, você pode encontrar diferentes texturas táteis como o tronco de uma árvore, as escamas de um peixe, as asas de um pássaro, as rochas, os minerais, etc.

              A textura visual ou gráfica é aquela que explora nosso sentido da visão, para definir superfícies. É a fisiologia do olho humano que a identifica. Quando observamos um tecido de seda com uma estampa de pele de cobra, por exemplo, a sensação que temos é que se trata de uma pele escamosa de um animal, mas, se tocarmos, verificamos que é sedoso e macio. A fisiologia do olhar humano e nosso psiquismo são os responsáveis por essa sensação.

EXEMPLOS DE TEXTURAS VISUAIS









EXEMPLO DE TEXTURAS APLICADAS AO DESENHO


















VAMOS TRABALHAR JUNTOS!

VEJA O MOSTRUÁRIO ABAIXO E FAÇA UM PARA VOCÊ COM AS TEXTURAS VISUAIS 

QUE VOCÊ MAIS GOSTAR











VEJA ABAIXO AS TEXTURAS TÁTEIS, AQUELAS QUE PERCEBEMOS COM AS MÃOS













segunda-feira, 11 de maio de 2015


HISTORINHA DA ARTE PARA CRIANÇAS


Brinquedos e brincadeiras do pintor Cândido Portinari



Portinari  ( 1903 – 1962)
         O pintor Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 na cidade de Brodowski, no estado de São Paulo, na fazenda Santa Rosa, uma fazenda de café. Seus pais, Batista Portinari e Dominga Torquato Portinari eram humildes imigrantes italianos.

          Nos seus primeiros anos de vida, Portinari viveu entre a cidade de Brodowski e as plantações de café. Logo que foi para a escola já começou a transformar-se em um artista mirim: seu primeiro desenho foi de uma flor do mato. Mostrou-o a seu pai que ficou emocionado vendo que aquele menino de porte pequeno, olhos azuis, com uma perna mais curta que outra e que seria o orgulho da família Portinari. 


           Naquele momento a única preocupação de Candinho era comprar uma caixa de lápis de cor para dar vida aos seus desenhos. Seus pais sempre tiveram uma situação financeira muito difícil, por isso ele pediu para sua nonna Maria.

         Finalmente, Candinho conquista a sua caixa de lápis de cor e, a partir daí , tudo que via ele desenhava e coloria. Aos 10 anos de idade, Portinari produz seu primeiro desenho, o retrato de Carlos Gomes. Seus traços eram tão perfeitos que adquiriu, posteriormente, a fama de um excelente retratista.

           Sua obra na Pampulha em Belo Horizonte é mundialmente conhecida.
 Em seis de fevereiro de 1962, falece Cândido Portinari, vítima de intoxicação do chumbo contido nas tintas utilizadas na elaboração de quase 5.000 quadros em sua carreira.

Veja abaixo algumas de suas pinturas:


Meninos pulando carniça


Meninos soltando pipa


O jogo de futebol


Roda infantil


Menino com diabolô



Para quem gosta de colorir em casa:


Menino no canavial



Retrato de Carlos Gomes






O menino


Meninos soltando pipa


O Jogo de futebol

Assista a um interessante documentário sobre Portinari no link abaixo: